Dicas para selecionar propostas de consultoria ambiental

Compartilhe

Startup 33

Uma das tarefas mais corriqueiras de um gestor ambiental – ou de um empreendedor, no caso de empresas menores – é a escolha entre prestadores de serviço, dentre um punhado de propostas recebidas e um amplo rol de fornecedores disponíveis no mercado. No caso da contratação de consultoria ambiental, o passo-a-passo costuma ser o mesmo: especificação do serviço desejado, muitas vezes por meio de um termo de referência, seleção dos proponentes, comparação de preços e decisão.

Embora pareça tentador ater-se apenas aos preços, escolhendo a proposta que necessite menor investimento, essa escolha pode ser um “tiro no pé”. Uma contratação equivocada pode levar a diversos prejuízos, não diretamente financeiros, mas que também podem acabar impactando economicamente a empresa, além de poder ameaçar sua imagem e seu bom relacionamento com comunidades e com o órgão ambiental.

Em nossa experiência no ramo, por várias vezes fomos procurados para resolver situações difíceis provocadas por serviços de consultoria ambiental mal realizados. Empreendimentos embargados, termos de ajustamento de conduta com uma infinidade de cláusulas e estudos reprovados são algumas das situações que demandam retrabalhos, novas contratações, e, assim, acabam custando mais caro. Como diz o ditado, trabalho mal feito é trabalho feito duas vezes.

A seguir, damos algumas dicas na hora de levantar orçamentos e escolher uma consultoria ambiental para sua próxima demanda.

  • Seja específico e claro nos seus termos de referência. Explicite tamanho e localização da área, número de campanhas de campo exigida, lista de parâmetros de monitoramento requisitados. Isso é muito importante para garantir que as propostas cheguem alinhadas e comparáveis.
  • Não olhe apenas preço. Baixo custo pode ser bom, mas também pode levá-lo a escolher um consultor menos preparado ou experiente. Em vez de economizar gastando menor agora, pense a longo prazo: um trabalho bem feito é aprovado mais rapidamente e demanda menos indas e vindas do órgão. Para conseguir um bom negócio, você pode negociar parcelas e até solicitar um desconto em troca de um bônus para a empresa no momento da aprovação. Isso a estimulará a acompanhar seu processo de perto e fazer o melhor trabalho possível.
  • Conheça as proponentes. Verifique a aprovação de trabalhos anteriores pelos órgãos licenciadores, recomendações de outros clientes, o currículo da equipe. Isso o ajudará a perceber a qualidade técnica e a experiência da empresa, que contará muito na hora da análise dos estudos pelo órgão ambiental.
  • Abra um canal de comunicação. Converse previamente com algumas das empresas de interesse. Cheque se algum ponto do termo de referência deveria ser melhor especificado ou esclarecido. Verifique se as empresas têm sugestões sobre a melhor condução e metodologia para o serviço a ser prestado.

Em caso de dúvidas ou se deseja nos consultar para uma demanda específica, entre em contato.

 

© Todos os Direitos Reservados - 2020 | Jacarandá Ambiental